O Polo

Um lugar cheio de belezas naturais e com rico patrimônio histórico e cultural localizado no extremo norte de São Paulo: esse é o Polo de Ecoturismo da Cantareira!

A região abrange áreas de seis subprefeituras da cidade (Jaçanã/Tremembé, Casa Verde/Cachoeirinha, Santana/Tucuruvi, Freguesia do Ó/Brasilândia, Pirituba/Jaraguá e Perus), e está integrada a municípios vizinhos (como Guarulhos, Mairiporã e Caieiras) pela Serra da Cantareira, um dos grandes destaques do território.

Polo de Ecoturismo da Cantareira - Área de Estudo

O Polo tem uma oferta rica, com importantes reservas naturais e áreas de preservação ambiental, além da Terra Indígena Jaraguá, inúmeros espaços para lazer e eventos, opções de trilhas para pedestres e ciclistas, e diversos serviços como restaurantes e comércio especializado, distribuídos entre a capital e áreas do entorno.

Não deixe de aproveitar o incrível potencial que a região tem para oferecer.

Seja muito bem-vindo ao Polo de Ecoturismo da Cantareira!

 

História

O território era inicialmente dominado por indígenas, porém foram os tropeiros, que seguiam para o interior do estado, que consolidaram o nome Cantareira (prateleira onde eram guardados os cântaros que eram abastecidos com água, recurso abundante na região).

O potencial hídrico contribuiu para o desenvolvimento local. Com as obras de construção do sistema de abastecimento e dos reservatórios de água, o espaço foi sendo ocupado e sistemas de transportes desenvolvidos, como pontes, estradas de ferro e linhas de trem.

Devido às riquezas naturais e à localização privilegiada, grandes fazendas se instalaram no local, promovendo o desmatamento da vegetação original. Algumas delas deram origem a bairros que conhecemos hoje, como Pirituba e Tremembé. O governo, com o intuito de preservar os mananciais e recuperar a mata nativa, desapropriou algumas dessas fazendas e criou a Reserva Florestal e os Parques Estaduais.

Hoje a região da Serra da Cantareira se destaca pela preservação ambiental e é reconhecida pela UNESCO como parte integrante da reserva da Biosfera de Mata Atlântica.

Criação

O Polo de Ecoturismo da Cantareira foi criado pela lei Nº 16.832 de 07 de fevereiro de 2018, com o objetivo de preservar a história, proteger os mananciais, o meio ambiente, a fauna e a flora, além de desenvolver economicamente a região, gerando oportunidades de empregos, negócios sustentáveis e conscientização da comunidade para a conservação ambiental e para a atividade turística.

Para mais informações acesse: http:/legislacao.prefeitura.sp.gov.br

Plano de Desenvolvimento Turístico

Criado em 2018, o Polo de Ecoturismo da Cantareira, juntamente com o de Parelheiros e o centro de São Paulo, foram definidos como parte de uma das 30 rotas turísticas do Brasil do Programa Investe Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae para investimentos em favor da aceleração do desenvolvimento econômico, da geração de emprego e melhoria na qualidade dos destinos.

Frente à necessidade de promover o turismo, a comunidade e a economia local, em sintonia com a preservação do meio ambiente, a São Paulo Turismo (empresa pública de turismo e eventos da cidade) foi demandada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Turismo para propor ações que auxiliem no desenvolvimento sustentável da região e no direcionamento dos investimentos.

Dessa forma foi elaborado um plano, que reúne estudos sobre território, infraestrutura e história do polo, além de um amplo inventário dos atrativos e serviços. Ao longo da elaboração do estudo, foram realizadas entrevistas e visitas de campo, a fim de conhecer melhor o espaço e colher propostas de empresários, gestores e da comunidade local.

Nesta primeira etapa do projeto, foi dado um destaque maior, principalmente no inventário, para os distritos de Tremembé e Mandaqui, onde estão localizadas as entradas dos núcleos Pedra Grande e Engordador do Parque Estadual da Cantareira, o Horto Florestal e as estradas da Roseira e Santa Inês, definidos na lei de criação do Polo como locais de interesse turístico. Porém a região requer estudos e acompanhamentos constantes, sendo este planejamento turístico um documento dinâmico, em constante processo de atualização.

Clique aqui para acessar o material e conheça mais sobre o projeto.

Marca do Polo

A marca do Polo de Ecoturismo da Cantareira foi criada para garantir uma unidade das ações e empreendimentos do Polo. Conheça o Manual da marca do Polo de Ecoturismo da Cantareira e saiba como utilizá-la.

Clique aqui para acessar o documento.

Quem Comercializa

Confira a lista de agências que comercializam roteiros ou serviços personalizados na região do Polo de Ecoturismo da Cantareira.

* Nota: todas as agências listadas neste site possuem Cadastro no Ministério do Turismo. Para mais informações, acesse o site.

Eco Trips Brasil

(11) 2365-2422 / (11) 94455-2259

http://www.ecotripsbrasil.com.br/

[email protected]

Vida e Energia

Parceiros do Turismo